Sua empresa tem a sua personalidade e seus valores

Ninguém abre uma empresa simplesmente porque não tem o que fazer, sempre existe um motivo, um sonho ou uma necessidade por trás de um empreendedor. Quando uma pessoa decide ter o seu negócio próprio, ela imprime a sua personalidade nele, sua forma de pensar e de agir e é este conjunto pessoal que vai nortear os valores, a missão e a visão da empresa. Esta é a fundação, a base na qual a empresa irá se desenvolver, se expandir e criar a sua cultura organizacional.

A cultura organizacional é aquilo que torna as organizações únicas. A prática dos valores, as ações para cumprir sua missão, juntamente com as normas e políticas internas devem ser encaradas como diretrizes para a realização do trabalho de todos os colaboradores da empresa.

O fato do dono da empresa não escrever e, portanto não compartilhar seus valores, missão e visão do negócio, não quer dizer que eles não existam. Existe sim e é o que o norteia nas suas decisões, inconscientemente. Quando os colaboradores desconhecem estas informações no momento de uma contratação, trabalhar nesta empresa vira uma loteria, pois pode ser que seus valores pessoais estejam alinhados com o da empresa ou em muitos casos, não! E assim acontece de nenhuma das partes corresponderem às expectativas da outra, podendo até comprometer o negócio em andamento.

O processo de seleção da maior empresa de entretenimento do planeta, a Walt Disney World, leva isso muito a sério e sempre procura por candidatos que estejam alinhados à cultura da organização, pois estas pessoas serão os contatos mais próximos com os clientes. Por exemplo, em um workshop do Disney Institute a palestrante contou que um dos valores da Disney envolve a Atitude e que eles procuram por pessoas que valorizam também a Atitude. O motivo é muito simples, você pode ensinar qualquer coisa a um ser humano, menos atitude, isso deve partir dele. Atitude é um dos pré-requisitos de qualquer cargo dentro desta empresa.

Contratar uma pessoa sem mostrar a ela os valores da empresa e sua cultura, sem saber se ela se alinha a estes propósitos e mesmo se ela quer fazer parte da missão e da visão da empresa, pode gerar conflitos na gestão do profissional. Realizar um pré alinhamento organizacional é primordial para o sucesso da parceria entre ambas as partes e é importante lembrar periodicamente as pessoas o motivo pelo qual a empresa existe para manter o alinhamento e para que seus colaboradores possam avaliar se continuam em sintonia com seus propósitos individuais.

Quando uma empresa é vendida, passa por fusões e outras reestruturações é importante rever toda a cultura organizacional, baseada nos novos donos, acionistas, etc para que todos saibam qual vai ser o novo norte da empresa a partir daquele momento. Assim, toda equipe saberá o que irá mudar na gestão da empresa, no foco, na cultura e podem decidir se seus valores pessoais se alinham com a nova gestão, ou não mais, e então poderão decidir melhor o seu próprio futuro profissional.

Para saber mais sobre como funciona os valores pessoais e empresariais, entender ou criar o que é a cultura da empresa, fazer o alinhamento da direção e dos colaboradores entre outros, conheça a nossa ferramenta de Coaching de Valores.

Daniela Dias
Master Trainer em PNL

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